Para começo de conversa esse assunto é pouco abordado em blogs, artigos ou redes sociais. Mas trago algumas verdades sobre empresas que estão prontas para anunciar ou não.
Sim, e é verdade, existem empresas que não estão prontas para anunciar e que não adianta por mais educacional que seja seu trabalho, existem momentos que é melhor que esses negócios não anunciem.
Com nossa experiência, algumas empresas têm extrema dificuldade em se adaptar a um processo que tenha escala através de marketing.
E uma delas são as que vêm do modelo tradicional de publicidade. Se qualquer agência tem dificuldade de convencer o gestor a mudar o foco da verba do panfleto, outdoor, tv ou rádio para investimentos em ferramentas que te dão métricas seguras e estejam totalmente no digital. Essa empresa não tem maturidade em marketing e não adianta iniciar um trabalho com elas.
Outro ponto importante para identificar esses negócios sem maturidade. É a forma que eles utilizam os seus orçamentos para mídia. Se não existe um orçamento dedicado para marketing mensalmente e físico, faça chuva ou sol. Gestor que investe em marketing como se fosse apostar, fazendo isso pontualmente em momentos diferentes testando sua sorte.
Esse tipo de negócio geralmente não entende todo o processo que é preciso percorrer para fazer marketing. Falta maturidade quando não tem alguém dedicado a essa função dentro do negócio. Marketing é um setor essencial assim como financeiro e é preciso alguém de dentro comandando a pasta.
Muitos empresários não dedicam tempo nem que minimamente diariamente para esse setor. É outro sintoma, quando os gestores não dedicam tempo a aprender ou a gerenciar o marketing do seu próprio negócio.
Por fim, se você se identificou com algum ponto desse texto, é melhor você começar a mudar seu comportamento e começar a crescer e ser mais maduro em relação ao marketing do seu negócio. Você verá que quanto mais você investe tempo e energia para aprender e gerenciar essas demandas seu negócio terá um elevado crescimento.